Bem vindos ao meu mundinho! A idéia aqui é falar de tudo um pouco o que não cabe no twitter, então não esperem muita coerência interna, temática definida e regularidade nos posts. Este é só um espaço para postar minhas observações e comentários do que está rolando em termos de moda, beleza, entretenimento e assuntos afins!
terça-feira, 28 de maio de 2013
Boeuf Borguignon da Carla Pernambuco
Um dos prazeres de estar trabalhando part time é poder almoçar em casa, vendo o Brasil no Prato, com a Carla Pernambuco, no Bem Simples. Junto com a Roberta Sudbrack acho que ela é uma das melhores chefs brasileiras (e são gauchas, hehe).
Daí, num dos meus "dias de Maria", que tiro para me dedicar às prendas domésticas - no caso, cozinhar um monte de coisas gostosas e deixar tudo prontinho e congelado para depois só ir esquentando as porções - lembrei dessa receita que vi a Carla fazer e achei uma barbada; Então resolvi testar e como deu muito certo, fica a receitinha registrada para as próximas. Nos parenteses, as minhas pequenas modificações, que nunca consigo seguir uma receita totalmente à risca.
Ingredientes
150 g de pancetta (usei baccon, que é mais fácil de achar)
1 kg de alcatra (não usei, mas no próximo vou usar músculo sem osso - pq pé um prato em que a carne fica super cozida e as únicas que admito comer assim, com horas de cozimento, são músculo e costela, que é mto gorda)
2 cenouras
2 unidades de alho-poró
1 cebola roxa
12 mini-cebolas (não achei mini cebolas e fui de cebolinha em conserva - ficou bem legal);
2 ramos de tomilho
2 ramos de alecrim
1 folha de louro
40 ml de azeite
1 garrafa de vinho tinto seco
sal a gosto
pimenta-do-reino a gosto
Como fazer
Cortar a carne em cubos médios e temperar com sal grosso e pimenta do reino. Cortar o bacon em tiras e refogar em uma panela grande, com um fiozinho de azeite. Colocar a carne pra selar, junto com o tomilho e o alecrim. Na sequência colocar as cenouras e o alho poró em rodelas grossas. Ajeitar tudo em volta do fundo da panela, deixando um "buraco" no meio, onde vc vai encaixar a cebola roxa inteira. Por cima de tudo, colocar as cebolinhas e cobrir com a garrafa de vinho. Daí, é beiar o fogo e deixar cozinhando por duas horas, com a panela tampada. Fica dos deuses, com um mínimo esforço, apesar do tempo de preparação.
Fica uma delícia, as cebolas e o alho poró desmancham, ficam super-cremosos e a carne fica uma delicia, puro vinho. A Carla PernambucO faz batatas bravas para acompanhar, mas só um arrozinho branco com um toquinho de alho já é mais que suficiente.
Marcadores:
receitinhas
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
Nenhum comentário :
Postar um comentário